top of page

Artigos sobre Medicina Chinesa - Acupuntura

 

 

Conheça como são as agulhas utilizadas na Acupuntura

 

​

        A Acupuntura, assim como qualquer outro tipo de tratamento de saúde, começa com uma avaliação. 
Será perguntado sobre o histórico médico do paciente e outros problemas que estiver passando naquele momento. 
       Após esta anamnese verbal, pode ser examinado e identificado o órgão relacionado ao seu problema e como será seu tratamento. 
       A seguir, ocorre as escolhas dos pontos utilizados para o seu tratamento, onde serão colocadas as agulhas. 
       As agulhas precisam ser colocadas na área do problema ou em pontos distantes, ou ainda, em outras partes do corpo, tudo dependerá da sintomatologia e doença.
       Geralmente serão inseridas de 3 a 15 agulhas na pele. A profundidade com que as agulhas entram, variam de 5 milímetros a alguns centímetros, dependendo do ponto.
       As agulhas têm a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido e de uso único. Já estão esterilizadas de fábrica. O intuito é achar o ponto de acupuntura e não machucar a pele do paciente.
       Não há perigo de se contaminar com alguma infecção através das agulhas.
       Existem agulhas de vários tamanhos, vários modelos, que podem ser usadas de acordo com a patologia que está sendo tratada e a idade do paciente.
       Pode ser que se sinta uma leve dor no momento em que as agulhas forem inseridas, mas após terem passado a pele, o desconforto deve passar. Muitos pacientes se sentem muito relaxados durante a sessão de acupuntura. 
      As agulhas permanecerão no corpo de 20 a 40 minutos, com estímulos ou não, dependendo da técnica utilizada. 
      A maior parte dos pacientes passa por sessões semanais de Acupuntura. Cada sessão dura em torno de 50 minutos a 1 hora. O número de sessões pode variar, dependendo do problema que está sendo tratado, e o tempo de tratamento, depende de cada um e da resposta que seu organismo obtém perante o estímulo das agulhas. 

​

​

Vantagens do Tratamento com Acupuntura

​​

         A Acupuntura é um sistema de tratamento de desarmonias energéticas baseada na Medicina Tradicional Chinesa, com mais de 5.000 anos de aplicação que através de finíssimas agulhas, permite que o próprio organismo produza substâncias e energia suficiente com a finalidade de restabelecer seu equilíbrio de forma totalmente natural.
        É amplamente usada em hospitais e clínicas na China, Japão, Coréia, França, Alemanha, Itália, Inglaterra e outros países europeus e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já a aprovou como terapia para saúde e reconheceu sua eficácia no tratamento de enfermidades. No Brasil, cada vez mais cresce sua procura, pois as pessoas estão procurando um sistema global de saúde e não somente um tratamento de desequilíbrios orgânicos.

- A Acupuntura é mais procurada por não usar medicamentos, muita pessoas não querem mais se intoxicar com drogas ou mesmo não querem sofrer com seus os efeitos colaterais.

- Por ser um sistema global de saúde permite que o ser humano seja visto como um "todo" considerando organismo inteiro interligado, nada é separado. Todas as enfermidades têm relação umas com as outras, seja emocional ou física.

- Muito utilizada para o alívio da dor e inflamação, aumenta a circulação sanguínea.

- Existem técnicas que não utilizam agulhas como a Moxabustão, Ventosaterapia e Eletroacupuntura que estimulam os mesmos pontos de Acupuntura, que para as pessoas que tem medo de agulhas é uma alternativa. Hoje também, existem agulhas com vários tamanhos e grossuras podendo ser manuseadas de acordo com a sensibilidade dos pacientes. Todas as agulhas são esterilizadas e sem perigo de transmitir infecções e a dor que se sente pela agulha sistêmica é apenas pela introdução na pele, depois a tendência é a dor passar.

- Comparada ao preço de certos medicamentos acaba por ser uma terapia mais acessível para o implemento em hospitais e serviços públicos, que realmente traz resultados eficazes, diminuindo o gasto dos mesmos.

- Pode ser utilizada em qualquer época da vida, desde que se tenha cuidados específicos. Como toda enfermidade, na Acupuntura, é vista como desequilíbrio energético pode ser usada no combate de todas doenças, com a visão energética.

- É um método preventivo de doenças, mantendo a saúde. Mais do que nunca se fala em prevenção e a Acupuntura ajuda a perceber como o organismo reage frente às adversidades que podem nos adoecer e desperta uma consciência corporal e mental.

- A ansiedade, depressão e estresse crescentes nos dias atuais podem ser naturalmente tratados, proporcionando ao sistema nervoso o equilíbrio de energia e de hormônios liberados para a solução do problema.

- Pode ser usada com outras terapias como a Fitoterapia, Florais, Massagem, Auriculoterapia (acupuntura na orelha), Dietas saudáveis e outras.

- Acupuntura pode tratar: problemas do sistema respiratório, (como: tosse, rinite, sinusite, bronquite, asma, laringite, faringite, alergia respiratória, gripes e resfriados), problemas nos rins e bexiga, problemas no fígado e digestivos, problemas circulatórios. Ansiedade, estresse, insônia, obesidade, tabagismo, má digestão, gastrite, falta de memória, pressão alta, pressão baixa, dores em geral, enxaqueca, dores na coluna, menstruação irregular, acne, tendinite, bursite, artrose e etc.

​

 

Acupuntura com Laser

​​

          A Luz assim como o calor, eletricidade e outras, pode ser uma das fontes de energia que tem a propriedade de ser utilizada, para trabalhar os pontos de Acupuntura no corpo e com isso direcionar essa energia para os canais, os chamados, meridianos de Acupuntura, fazendo que se equilibrem e assim, melhorem e gerem mais saúde e disposição no organismo.

         O significado de LASER é “Ligth Amplification by Stimulated Emission Radiation” ou em português, amplificação da luz através da emissão estimulada da radiação, que possui um feixe de luz monocromático, coerente e polarizado, diferente da luz normal, da lâmpada. É uma luz de cor pura, com comprimento de onda altamente direcional, com mínimo desvio. A luz contém campo elétrico que oscila no tempo e no espaço e a freqüência da oscilação determina a cor emitida.

        Ao incidir uma superfície, a luz pode ser transmitida e absorvida. Na transmitância a luz consegue atravessar os tecidos do corpo, alcançando maior profundidade. E é na absorção que ocorre a transformação da energia luminosa em energia eletroquímica, dentro do organismo. Pela natureza elétrica da luz e da matéria é possível a interação efetiva entre elas, e assim promover modificações bioquímicas importantes e obter resultados terapêuticos.

       A Acupuntura com Laser promove a chamada “fotobiomodulação”, através dos estímulos dos pontos de Acupuntura. Ou seja, é moduladora, pode acelerar ou inibir processos metabólicos e ainda também, o equilíbrio celular local. Provoca na célula efeitos biológicos, bioquímicos e energéticos, que resultam na ação terapêutica: antiinflamatória, analgésica, o aumento da produção de colágeno e a regeneração celular.

      O Laser utilizado na Acupuntura é de baixa potência, mas desenvolvido para ativar de forma correta os pontos. Sua potência apesar de “baixa”, será segura e eficiente para movimentar os pontos de acupuntura.

       A Acupuntura tradicional com agulhas, ainda é a forma mais difundida e eficaz para todos os tratamentos, porque deriva de uma técnica e de experiências milenares, mas o Laser surgiu para complementar e implementar o tratamento, ajudando principalmente, as pessoas que tem medo das agulhas fazer o tratamento de forma muito tranquila, principalmente aqui no ocidente.

       Vantagens do tratamento com Laser acupuntura:

-  Pacientes que tem medo de agulhas de acupuntura, podem fazer sem problema algum, pois o laser, não causa dor.

-  Crianças e bebês que são agitadas ou tem medo, obtém resposta muito positiva fazendo com o laser.

-  Não provoca nenhuma dor ou incômodo, o paciente se sente muito relaxado após a sessão.

- Dura menos tempo, que uma sessão de acupuntura com agulhas, principalmente se o laser for de uma boa potência, indicada para acupuntura.

-  Otimiza, o tratamento em conjunto, se for usada com agulhas.

-  Ativa a circulação do local e do organismo, desenvolvendo equilíbrio da energia vital.

- Não produz nenhum tipo de contaminação no organismo, pois não há nenhuma perfuração e nenhuma porta de entrada para microorganismos.

​

 

Acupuntura para todas as idades


        Acupuntura é uma técnica de tratamento de distúrbios orgânicos totalmente natural em que finíssimas agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo para promover o equilíbrio das energias e substâncias do organismo, restaurando e promovendo a saúde e bem-estar. Faz parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa e é praticada atualmente na China e países asiáticos com tradição de 3000 anos. 
       A Acupuntura pode ser utilizada em qualquer época da vida, ou seja, em qualquer idade sem contra-indicações. Até mesmo crianças ou bebês podem se beneficiar da técnica. Quanto aos bebês, existem vários tipos de métodos em que o ponto de Acupuntura é estimulado, sem precisar diretamente colocar agulhas, pois os bebês ainda são muito inquietos e instáveis, portanto devem ser estimulados com métodos que não perfurem a pele. Já nas crianças maiores, no momento em que aceitarem ficar com as agulhas o tratamento pode ser feito normalmente, respeitando as características do caso e de cada criança. O que se deve ter cuidado é de se adaptar o tratamento normal para um tratamento infantil, como é feito nos tratamentos medicamentosos, só que com a Acupuntura não se utiliza nenhum medicamento. Na China, as crianças fazem o tratamento normalmente com a Acupuntura, sem ter medo das agulhas, pois desde muito pequenas vêem seus parentes se tratarem com agulhas e acham tudo muito comum, pois faz parte da tradição deles como tratamento de diversas enfermidades. Aqui no ocidente, o simples fato de mencionar a palavra “agulha” já causa pânico nas crianças, dificultando a relação delas com a Acupuntura.
      Os adultos podem fazer a Acupuntura em qualquer época da vida, até mesmo como prevenção de doenças e para o equilíbrio do organismo. Isto seria muito vantajoso para a sua saúde diminuindo o uso de medicamentos e evitando os efeitos colaterais de vários destes, que são ingeridos ao longo da vida. Principalmente pessoas que chegam à terceira idade e não podem tomar remédios como os antiinflamatórios porque tem problemas cardíacos e não devem se sujeitar a ter seus efeitos colaterais, assim, optam por uma forma eficaz de tratamento como a Acupuntura que alivia seus sintomas de forma natural. 
Em qualquer idade, portanto, pode ser indicado o tratamento com Acupuntura, desde que seja adaptado para a idade em questão e tomado os cuidados que cada fase da vida necessita. O paciente deve ter em mente que a resposta e duração de cada tratamento dependem da idade, da doença, da debilidade do organismo e da reação do paciente com a Acupuntura. Normalmente as pessoas que procuram a Acupuntura querem não só diminuir os medicamentos, mas obter mais qualidade de vida sem intoxicar o seu corpo. 
        A Acupuntura pode tratar qualquer doença ocidental dentro da visão da Medicina Tradicional Chinesa, para isto é feito um diagnóstico que é próprio desta Medicina, totalmente diferente da Medicina Ocidental, onde se observa o estado energético de cada paciente, identificando distúrbios na pulsação dos órgãos internos, na alteração da língua, pontos de alteração energética, alteração da coloração de partes do corpo e rosto, sintomatologia e etc. O mais importante é encontrar a causa da alteração do organismo, verificando vários fatores físicos e até emocionais que desencadearam esses sintomas.

​

​

Atividade dos pontos energéticos da Acupuntura

​

​          A Medicina Chinesa começou seu grande sucesso quando descobriu os pontos energéticos no corpo nos quais o Chi(ou energia) do indivíduo poderia ser afetado e modificado. Sugere-se que teriam sido descobertos, há três mil anos atrás ou até muito mais cedo. É o tradicional ponto de Acupuntura ou Acuponto.
           Várias histórias são contadas de como foi esta descoberta, já que na época que foram descritos não havia nenhuma tecnologia, nem conhecimento profundo de anatomia e fisiologia com dissecação de cadáveres, para proporcionar seu estudo. O que houve foi uma observação profunda, dos sábios chineses no corpo e com a ajuda das artes marciais conseguiram explorá-lo, pois muitos pontos são sensíveis as palpações, então, observaram o que cada ponto pode modificar nos indivíduos.

Existem descobertas recentemente que o ponto de Acupuntura tem um potencial elétrico (impedância) menos elevado do que o do tecido ao redor. Essa descoberta facilitou o uso de aparelhos elétricos que possibilitam a localização dos pontos nas linhas de energia através de sua medição.
         Existe no corpo 365 pontos principais de energia e cerca de mais de 1500 pontos utilizados na Acupuntura, que tem cerca de 2,5 milímetros de diâmetro. 
Os pontos principais estão localizados em canais de energia que se ligam aos órgãos, os chamados Meridianos. É neles principalmente, que é possível a regulagem da energia das desarmonias dos órgãos internos.
          Os Meridianos podem ser comparados com as artérias que transportam o sangue e alimentam as células, só que neste caso alimentam-nas com o Chi.(Energia)
           Um Meridiano pode ter como analogia um grande rio que alimenta uma cidade. Se neste rio ocorre uma represa e compromete o fluxo da água, há danos para a cidade, o mesmo ocorre quanto há enchentes no rio. Portanto, o rio precisa estar com fluxo de água adequado para nutrir as necessidades da cidade. E é isto que o Meridiano do nosso corpo precisa, circular adequadamente para que todos (nem com muita nem com pouca energia) os órgãos do nosso corpo sejam nutridos com energia e harmoniosos em suas funções.

Para controlar a energia em excesso ou em deficiência do Meridiano existem vários métodos. Um, é pela Acupuntura, com as sua agulhas especiais, que após sua inserção no ponto na pele, pode ser manipulada com técnicas eficazes para dispersão (liberação) ou tonificação (aumento) da energia, de acordo com o que o caso pede, equilibrando como se deseja.
        Cada ponto possui uma gama de indicações terapêuticas, desde dor localizada, problemas emocionais, até síndromes do órgão, ligado a este. Os pontos podem estar localizados distantes dos órgãos, então, um tratamento de problemas no fígado, por exemplo, pode ter a origem no pé, devido ao meridiano do fígado começar no pé e subir pela parte interna da coxa até atingir o próprio órgão.
           Na comunidade científica começaram a surgir as primeiras publicações relacionando os efeitos dos pontos de acupuntura com o aumento das betaendorfinas, encefalinas e serotoninas, substâncias libertadas de acordo com o sistema nervoso que possuem efeito analgésico. Assim, inserindo-se uma agulha em um ponto de acupuntura desencadeia-se uma ação que se faz ao nível energético e ao nível do sistema nervoso.

 

O Poder do Fogo, na Medicina Tradicional Chinesa

 

          O fogo que gera o calor, tem sido usado com propriedades terapêuticas desde o primórdio das civilizações, quando o ser humano descobriu que o calor, trazia sensação de bem-estar e poderia aliviar algumas dores, principalmente abdominais. Isso, se perde na história, em tempos muito remotos, desde a descoberta do mesmo.

É uma das formas mais antigas de tratamento de enfermidades e pode se somar com a Acupuntura para ser usada nos pontos dos meridianos no corpo e fazer parte também, da antiga Medicina Tradicional Chinesa. É uma terapia externa, para o tratamento, prevenção de doenças, ou para promover a saúde do corpo e assim, pode ser chamada de Moxabustão.

 Na China, os ideogramas que indicam moxabustão significam: "longa duração de aplicação do fogo". A moxabustão é a queima da moxa ou de uma erva chamada Artemísia vulgaris (Mogusa - forma processada) sozinha ou com outros fitoterápicos, sua queima libera um calor terapêutico, que pode tratar dores ou distúrbios orgânicos. Pode ser usada no verão, para tratar enfermidades de inverno.

A Artemisia vulgaris L., do reino plantae, faz parte de um diversificado gênero botânico com mais de 300 espécies, todas fazendo parte da família Asteraceae. Alguns autores relatam a Artemisia como ser da família Compositae. Também pode ser chamada, de Artemisia verlotorum Lamotte.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o estímulo do calor da queima da moxa na superfície da pele, é gerado e levado, através dos canais ou meridianos, até os órgãos internos, aquecendo o mesmo, expelindo o frio, regulando o Qi (energia) e o Sangue (Xue), melhorando o Yang específico. Geralmente é usado nas doenças com acúmulo de frio e deficiências dos órgãos internos.

Nas doenças onde a acupuntura não funcionar adequadamente, pode-se usar a moxabustão, por isso ela é tão essencial aos profissionais praticantes e um recurso valioso para ser usado amplamente em pacientes.

Existem várias formas de aplicações de moxabustão, com a erva Artemisia e sua queima:

- Moxabustão em forma de bastão – a erva é prensada em forma de bastão para queima e o calor é colocado perto da pele para ser absorvido.

- Moxabustão em forma de moxa de cone direta e indireta - a erva é prensada até formar um tipo de lã para queima, é colocado direto sobre a pele ou indiretamente, com a presença de algum fitoterápico entre pele e a moxa.

- Moxabustão em botão de moxa - a erva é prensada até a forma de um botão (ou palito) e é queimado sobre a pele.

A moxabustão pode:

Aquecer os Canais, interromper a perda de Sangue (Xue), dispersar frio e eliminar dores, terminar com a tosse, acalmar a asma e fluidificar as secreções. Recuperar o Yang do corpo e recuperar organismos debilitados. Ajudar na recuperação de articulações desgastadas pela artrose e pelo frio. Na Medicina Chinesa, o frio não é aconselhável nas articulações, nem na região lombar da coluna vertebral, o uso de moxabustão é o melhor a ser sugerido.

Vantagens da moxabustão:

-  Ampla forma de aplicação.

- Eficácia comprovada, baixo custo.

- Não invasiva, usada em todas idades.

- Fácil utilização, simples aprendizagem e utilização em casa.

 

Energia Vital - Energia Pura


           A energia vital ou Chi ,Qi ou Ki, é a força motivadora que impulsiona qualquer vida, é indefinível, invisível, silenciosa, sem forma e constitui a base da Medicina Tradicional Chinesa e Artes Marciais como o Tai Chi Chuan. Entra no corpo na hora da concepção e sai na hora da morte, compõe a base material e proporciona as atividades funcionais dos organismos e representa a continuidade entre a forma substancial e o insubstancial.
Essa energia flui através de padrões específicos que governam sua função. No corpo, essa função é propagar vida por todas as células, que são formadas de moléculas, que por sua vez são formadas de átomos.

E ainda assume uma variedade de funções:
- É fonte de tudo o que move no corpo e acompanha esse movimento,
- Mantém o aquecimento corporal,
- Governa a retenção das substâncias e mantém os órgãos no lugar,
- Protege contra agentes causadores de doenças,
- Garante a harmonia das transformações internas.

Existem fontes dessa energia. A primeira é dos seus pais, que transmitiram a energia, o Chi original ou pré-natal na hora da concepção, ele é responsável pela sua constituição herdada e fica armazenado no rim. A segunda é o Chi dos grãos, da alimentação, que é gerado da absorção dos alimentos.
A terceira é o Chi do Ar, extraído dos pulmões quando respiramos, por isso é tão importante saber respirar corretamente, daí a grande ênfase de fazer exercícios físicos com respiração adequada.
Essas fontes fazem uma "trança" que envolve e permeia o corpo todo que irão formar os famosos meridianos que são justamente esses canais de energia vital ou Chi.
Um desequilíbrio nessas fontes de Chi, pode ocasionar doenças. Segundo a Medicina Chinesa, uma das formas de conseguirmos corrigir e estabilizar essa energia é com a terapia da Acupuntura, que utiliza os pontos dos meridianos para equilibrar e devolver o Chi correto. 

​

Alimentação da Filosofia Yin-Yang

​

           A polaridade Yin - Yang é a base da filosofia, diagnóstico e terapêutica da Medicina Oriental, incluindo a Chinesa. Quando uma pessoa é calma - Yin, é porque temos referência do que é uma pessoa agitada - Yang. Se falarmos de calor - Yang é porque conhecemos o frio - Yin. Tudo que existe no universo possui uma polaridade, porém nada é só negativo - Yin ou positivo - Yang. Assim, como o dia depende da noite e se transforma na noite, Yin e Yang se complementam e se interdependem. 
Essas energias também estão nos alimentos. Alimentos de predomínio Yin refrescam e tranqüilizam, enquanto alimentos de predomínio Yang aquecem e ativam o organismo. A qualidade Yin e Yang é sempre comparativa e relativa porque nada é só Yin ou só Yang. Um peixe grelhado tem seu perfil Yang por ser um alimento animal, que nos ativa mais que uma fruta, por exemplo, mas em relação à carne bovina, o peixe é Yin, por ser mais leve e refrescante. 
Distúrbios do nosso corpo como resfriado, alergia, dores de garganta e problemas respiratórios podem representar uma deficiência da energia de defesa que é Yang, sua função é proteger os órgãos internos quanto a agressão dos agentes externos que causam doenças, ainda mais se o indivíduo apresentar medo do frio, extremidade dos membros frios, tremor fácil, palidez e fadiga.

O tratamento pode ser preventivo, evitando as comidas cruas, frescas e frias que estão mais Yin, alimentando-se de uma comida mais nutritiva e muito bem cozida à base de grãos e vegetais, que aqueça o meio interno e seja fácil de digerir e mais uma pequena parte de produtos animais. Temperos mais quentes podem ser acrescentados e os que estimulam a circulação também, como a cebolinha verde.
A depressão, o desânimo, pode ser combatidos com uma alimentação mais Yang. A Erva Doce (em semente), reforça o Yang, reduz o Yin, expele o frio, aquece os rins, harmoniza o estômago, remove as estagnações do sangue, também tranquiliza a mente.
Em cada estação do ano é necessária uma adaptação da alimentação. No verão que é a estação do Fogo - Yang, pode-se comer frutas cheias de líquidos, mais Yin para equilibrar o calor do organismo, carnes brancas de aves e peixes para melhor digestão, hortaliças, algumas raízes cruas e temperos refrescantes como hortelã, limão e manjericão. Comer abacaxi é muito benéfico por ser refrescante, diurético e rico em potássio, perdido na transpiração. O suco batido de abacaxi com hortelã fresca alivia o calor, dores de cabeça do verão e a tensão pré-menstrual.
Vista a grande importância da alimentação, quando surge os desequilíbrios energéticos ou as doenças, a Medicina Chinesa começa a estabilizar a energia Yin - Yang indicando os alimentos adequados a cada pessoa. A seguir, se o resultado não for satisfatório, utiliza o uso de ervas medicinais, massagens e exercícios. Se a doença persistir, a acupuntura é a mais indicada forma de tratamento.

​

bottom of page